, , ,


Vai Começar o Feed Dog Brasil!

São Paulo recebe a sua primeira edição do Festival de Documentários de Moda

Sabem aqueles pequenos conjuntos de “dentinhos serrilhados” que em um movimento quase poético puxam e fazem deslizar o tecido pela máquina de costura? Então, esta peça chama-se Feed Dog, tão essencial para o ato de costurar que em 2015 inspirou o título do recém-nascido Festival de Documentários de Moda em Barcelona, na Espanha.

Agora, prestes a sediar sua primeira edição internacional, o evento desembarca hoje na Cinemateca Brasileira, em São Paulo e apresenta até o dia 27 de Setembro produções que têm como ponto de convergência o diálogo entre o cinema e a moda nas mais diversas esferas e recortes.

Coprodução entre as equipes do In-Edit Brasil e o In-Edit Barcelona, o Feed Dog Brasil conta com curadoria da jornalista e documentarista Flavia Guerra e traz em sua programação 13 produções nacionais e internacionais, sendo algumas delas inéditas por aqui.

Entre os destaques, The First Monday in May (2015), o filme dirigido por Andrew Rossi acompanha os bastidores do icônico Baile de Gala do MET e abre o festival hoje à noite em sessão exclusiva para convidados.

Já em Mapplethorpe: Look At The Pictures, os diretores Fenton Bailey e Randy Barbato  analisam minuciosamente a vida pessoal conturbada e a obra etérea e transformadora do gênio da fotografia Robert Mapplethorpe, um dos artistas mais intensos e provocativos de todos os tempos.

Outro documentário interessantíssimo é Vivienne Westwood: Do It Yourself. Com direção de Letmiya Sztalryd, a produção é um verdadeiro  desnude da vida e dos processos criativos da estilista que praticamente arquitetou – ao lado de seu ex-marido Malcolm McLaren – toda a estética e a moda revolucionária do punk inglês na década de 1970.

     Entre os destaques nacionais estão Deixa na Régua de Emílio Domingos, um olhar para a relação dos jovens com a beleza, a vaidade e a moda através das barbearias da Zona norte do Rio de Janeiro e Fora do figurino – As Medidas Do Jeitinho Brasileiro, documentário de Paulo Pélico que investiga a ausência na moda brasileira do levantamento antropométrico, estudo científico que determina as formas da população. O resultado é a fabricação de peças com o padrão de biótipos americanos e europeus.

A programação do Feed Dog Brasil é inteiramente gratuita e conta ainda com oficinas, debates, palestras, festas e exposição do acervo da Agência Fotosite. Confira aqui!

Written by Danilo Carbone

Jornalista, cinéfilo e fã de Iggy Pop, Danilo acredita que o cinema e a música são artes complementares capazes de mudar o mundo e as pessoas.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments