,


As cores do Studio Ghibli

Você conhece o Studio Ghibli? Fundado em 1985, o estúdio de animação japonesa já produziu mais de 20 filmes de animação, entre eles A Viagem de Chihiro e Meu Amigo Totoro. Filmes coloridos, com uma atmosfera mágica e encantadora são características das obras do estúdio, que conta também com filmes como O Túmulo dos Vagalumes, considerado um dos melhores filmes sobre guerra já feito. Os filmes são realmente fantásticos e nos transportarem para outro mundo, onde a realidade é cheia de cor e magia. As cores são muito importante na construção dos filmes, ajudam a construir os sentimentos a serem passados nas cenas, coisa que o Studio faz com excelência. Pensando nisso, o Cinetoscópio trás para vocês uma lista com alguns dos filmes do estúdio e um pouco mais sobre suas cores.

 

  1. As Memórias de Marnie (2014)

    As Memórias de Marnie conta a história de uma garota solitária que se muda para o interior onde acaba conhecendo uma menina misteriosa que acaba tornando-se sua amiga.O filme tem uma história linda e delicada, com uma sensibilidade típica dos filmes do Studio Ghibli. O amarelo e o verde brilhante junto com o turquesa são bastante usados para passar uma sensação de naturalidade, dando bastante atenção e espaço ao meio-ambiente nas cenas.

  2. Ponyo (2008)

    Ponyo conta a história da amizade entre uma deusa do mar e um garotinho que a liberta de uma garrafa. O filme é encantador e muito bonito. Um dos filmes mais coloridos e infantis do Studio, usa de cores claras e brilhantes junto de cores mais claras e suaves para construir o universo cativante e mais infantil de Ponyo.

  3. O Castelo no Céu (1986)

    O primeiro filme produzido pelo Studio Ghibli, O castelo no Céu conta a aventura de um aprendiz de engenheiro e de uma garota em busca de um castelo no céu. A animação de estreia do estúdio já mostra a genialidade do Miyazaki e é uma obra indispensável para os fãs do Studio. Os tons azuis e roxo escuros são usados para passar o clima noturno e aventureiro.

  4. Princesa Mononoke (1997)

    Um príncipe infectador parte em busca de uma cura. Durante sua aventura o príncipe encontra uma guerra de animais contra a exploração liderados por uma princesa chamada Mononoke. O filme é visualmente muito lindo e passa uma mensagem bastante atual sobre a natureza. As cores primárias foram usadas em tons mais escuros e ardentes para formar os cenários de batalha e aventura.

  5. A Viagem de Chihiro (2001)

    Vencedor do Oscar de melhor filme de animação, A Viagem de Chihiro conta a história de Chihiro, uma menina de 10 anos que acaba presa em um mundo mágico em busca dos seus pais. O filme consegue nos transportar para uma realidade mágica e com certeza marcou a vida de muitas crianças. Miyazaki combina cuidadosamente tons escuros e leves e um contraste de cores para contar sua história. Alguns cenários são vibrantes e claros, usando o azul para criar uma atmosfera pacífica e brilhante.

 

Imagens tiradas do site moviesincolor.

Written by Matheus Pastorini

Matheus, 20 anos Santa Maria RS. Apaixonado por cinema e tudo que envolva arte. @mthspstrn no twitter e instagram. 👽