, ,


15 filmes que questionam sobre o sentido da vida

A busca pelo sentido da vida atravessa toda a história da humanidade.

Na Grécia antiga, o sentido da vida consistia em ser feliz. Para Aristóteles seria a Eudaimonia, na qual a tradução simplista significa felicidade ou bem supremo. E para Epicuro, a felicidade era alcançada buscando satisfazer os desejos e prazeres, eliminando a dor, o medo e as preocupações. Para este filósofo não existia morte pois quando ela existe, ele é que não existe mais. Assim, nós nunca nos encontramos com a nossa morte.

A Idade Média foi finalmente o tempo no qual o Cristianismo dominou na Europa, detendo o monopólio de todo o sentido oferecido àquele tempo. Na Baixa Idade Média, a ênfase do sentido transferiu-se do pessoal ao coletivo, na sucessão pessoal de Cristo e a união mística com Deus que já havia sido procurada. Assim, com a declaração da vida eterna, o significado da vida na visão da Idade Média estava na máxima e eterna comunhão com Deus.

E com o tempo essa questão não se tornou mais a principal dúvida da filosofia, transferindo a “responsabilidade” para as religiões, mesas de bar e festas raves.

Confira 10 filmes que abordam o sentido da vida em suas diversas facetas.


15. Beleza Americana (Sam Mendes, 1999)

Lester Burham não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Desencantado com sua esposa Carolyn e pai da adolescente Jane, o melhor momento de seu dia é quando se masturba no chuveiro. Porém seus objetivos mudam quando conhece Angela Hayes, amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida com a ajuda de seu vizinho Ricky.

Resultado de imagem para beleza americana sinopse


14. Clube da Luta (David Fincher, 1999)

Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

Imagem relacionada


13. Matrix (Lana Wachowski, Lilly Wachowski, 1999)

Um jovem programador é atormentado por estranhos pesadelos nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a levantar dúvidas sobre a realidade. E quando encontra os misteriosos Morpheus e Trinity, ele descobre que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

Resultado de imagem para matrix sinopse


12. Fonte da Vida (Darren Aronofsky, 2006)

Homem viaja através do tempo em busca da imortalidade e para salvar o amor de sua vida. Como um conquistador do século 16, Tomas procura a lendária fonte da juventude. Na atualidade, como cientista, ele luta desesperadamente para encontrar a cura do câncer que está matando a sua mulher. Finalmente, no século 26, como um astronauta, Tom começa a descobrir os mistérios da vida, amor e morte.

Resultado de imagem para fonte da vida sinopse


11. A Viagem (Lana Wachowski, Lilly Wachowski, 20012)

Drama, mistério, ação e amores eternos ligam-se através de uma única história que se desdobra em múltiplas linhas temporais, ao longo de 500 anos. As personagens se conhecem e voltam a se reunir de uma vida para a próxima. Nascem e renascem. As ações e escolhas individuais têm consequências e impactos entre si no passado, presente e futuro distante. Uma alma é moldada de assassino a herói, e um simples ato de bondade tem repercussões ao longo de séculos, se tornando a inspiração de uma revolução.

Resultado de imagem para cloud atlas


10. Sr. Ninguém (Jaco Van Dormael, 2009)

Nemo Nobody é um homem comum, que leva uma vida também comum ao lado da mulher, Elise, e dos três filhos. Isso até o dia em que, sem a menor explicação, ele acorda no ano de 2092. Nemo está com 120 anos de idade. Agora, além de ser o homem mais velho do mundo, ele é o último mortal de uma nova espécie humana num mundo onde ninguém mais morre. Isso não parece causar interesse particular em Nemo e nem ao menos o aborrece. Mas há algumas coisas que lhe preocupam: ele viveu uma vida correta? Amou a mulher que deveria amar? Teve os filhos que imaginou ter? Para Nemo, o própósito de sua existência está em encontrar respostas para essas questões.

Imagem relacionada


9. 2001: Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968)

Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000.

Resultado de imagem para 2001 odisseia


8. Stalker (Andrei Tarkovsky, 1979)

Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm coragem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um físico contratam um Stalker para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram.

Resultado de imagem para stalker tarkovsky


7. Solaris (Andrei Tarkovsky, 1972)

Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin – conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes – é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.

Resultado de imagem para solaris tarkovsky


6. Moonlight (Barry Jenkins, 2016)

Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.

Imagem relacionada


5. Ensina-me a Viver (Hal Ashby, 1971)

O relacionamento entre um rapaz de 20 anos com obsessão pela morte, que passa seu tempo indo a funerais ou simulando suicídios, e uma senhora de 79 anos encantada com a vida. Eles passam muito tempo juntos e, durante esta convivência, ela expõe a beleza da vida.

Resultado de imagem para Harold and Maude


4. O Sétimo Selo (Ingmar Bergman, 1957)

Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

Resultado de imagem para seven seal


3. Asas do Desejo (Wim Wenders, 1987)

Na Berlim pós-guerra, dois anjos perabulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar um humano para experimentar as alegrias de cada dia.

Resultado de imagem para asas do desejo


2. Três Dias (Sharunas Bartas, 1991)

Em apenas três dias, dois jovens lituanos e duas garotas russas, que deixaram suas cidades natais, encontram-se em Kaliningrado e compartilham um hotel e um apartamento desabitado. Mas a comunicação é impossível e o contato humano improvável nessas condições. O realizador Sharunas Bartas coloca o elo inicial em sua corrente de seres angustiados e escreve seu primeiro e inquietante capítulo sobre o vazio, uma obsessão que será recorrente em sua obra.

Resultado de imagem para Trys Dienos sharunas


1. Dente Canino (Yorgos Lanthimos, 2009)

Dente Canino conta a história de uma família que tem três filhos e moram em uma casa isolada no subúrbio. Em volta dessa casa há uma cerca muito alta, que as crianças nunca passaram. Ou seja, os filhos do casal nunca tiveram nenhum contato com mundo exterior. Quem cria, educa e ensina todo para as crianças são os pais, porém, excluindo toda e qualquer influência do mundo lá fora. A situação piora quando as crianças começam a fazer questionamentos que não fazem mais sentido no mundo em eles vivem.

Imagem relacionada