Homossexualidade e transexualidade em 18 filmes: infância, adolescência e início da fase adulta.

, ,

Homossexualidade e transexualidade em 18 filmes: infância, adolescência e início da fase adulta.

6 – Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010) – Direção: Daniel Ribeiro

A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda totalmente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana, e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.


 

7 – Eclipse de uma Paixão (1995) – Direção: Agnieszka Holland

Arthur Rimbaud (Leonardo DiCaprio), “o poeta dos sentidos”, como ficou conhecido, revolucionou a poesia do final do século XIX e continua influenciando escritores e surpreendendo leitores até hoje. O filme foca o turbulento período de produção literária de Rimbaud, que coincide com o tempo em que viveu apadrinhado por outro grande poeta, Paul Verlaine (David Thewlis). Mas a admiração de um escritor pelo outro vai além, faz com que ambos de apaixonem.


 

8 – Eu Matei Minha Mãe (2009) – Direção: Xavier Dolan

Hubert Minel é um jovem impetuoso de 17 anos que não gosta nem um pouco de sua mãe. Ele despreza suas roupas bregas, o estilo kitsch e as migalhas de pão que sempre ficam no canto de sua boca. Além desses traços, a relação dos dois é pautada pela manipulação e a culpa. Confuso e dividido por uma relação de amor e ódio que o deixa cada dia mais obcecado, o garoto vive uma adolescência que é ao mesmo tempo típica e marginal, marcada por novas experiências artísticas, amizades, sexo e abandono.


 

9 – Minha Vida em Cor-de-Rosa (1997) – Direção: Alain Berliner

Menino introspectivo causa grande comoção quando decide só se vestir e se comportar como menina. A situação cria uma grande confusão para familiares e causa estupefação nas pessoas que os cercam.


 

10 – Meninos Não Choram (1999) – Direção: Kimberly Peirce

Saiba como Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem à público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.


 

11 – Garotos de Programa (1991) – Direção: Gus Van Sant

River Phoenix e Keanu Reeves são as estrelas desta impressionante história do diretor Gus Van Sant (“Gênio Indomável”) a respeito de dois jovens garotos de programa que ganham a vida nas ruas. Mike Waters é um sensível narcoléptico que sonha com a mãe que o abandonou enquanto vive às voltas com Scott Favor, obstinado filho do prefeito de Portland e seu grande objeto de desejo.

18 Comments

Leave a Reply

Deixe um Comentário