Os filmes mais polêmicos de todos os tempos

, ,

Os filmes mais polêmicos de todos os tempos

Nenhum filme agrada a todos, mas ao longo da história do cinema foram lançados filmes que chocaram o público, seja pelo excesso de violência, sexo, estupro e também pelo forte teor político e religioso. Filmes que foram censurados, proibidos e que geraram até processos, e que independente da época continuarão sendo polêmicos. Confira a lista:

A lista pode conter Spoilers.

1 – O Nascimento de uma Nação (1915) – Direção: D. W. Griffith

O filme recebeu protestos da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor(NAACP), gerou manifestações e, posteriormente, forçou o próprio Griffith a responder às críticas com seu ainda mais ambicioso Intolerância (1916).

Momento mais polêmico: No final, onde os soldados do norte e do sul unem suas forças contra os negros(atores brancos com o rosto pintado), supostamente o inimigo “real” do progresso americano. Sendo assim, o Ku Klux Klan como salvador da nação.


2 – Laranja Mecânica (1971) – Direção: Stanley Kubrick

Foi banido na Irlanda, Malásia, Cingapura, Argentina, Brasil, Chile e Coreia do Sul, entre outros. Mas a curiosa proibição veio da Inglaterra. O próprio Kubrick pediu para que retirassem o filme dos cinemas, porque ele e sua família vinham sendo ameaçados de morte.

Momento mais polêmico: A exagerada, caricata cena de estupro – em que Alex (Malcolm McDowell) bate em uma mulher ao som de Singin ‘In The Rain.


3 – Triunfo da Vontade (1935) – Direção: Leni Riefenstahl

O filme é proibido na Alemanha.

Momento mais polêmico: O clímax do desfile de março, onde Hitler faz um discurso para seu exército.


4 – A Centopéia Humana 2  (2011) – Direção: Tom Six

O Reino Unido baniu o filme por considerá-lo um risco para os espectadores, mas logo voltaram atrás e deram a classificação indicativa de 18 anos após 32 cortes.

Momento mais polêmico: O estupro com arame farpado.


5 – A Serbian Film (2010) – Direção: Srđan Spasojević

Na Espanha, o filme foi banido por ‘ameaçar a liberdade sexual’ e não participou da 21ª Semana de Cine Fantástico y Terror. No Reino Unido é liberado somente após 49 cortes. Na Alemanha, o laboratório que fez as cópias da película destruiu tudo após ver o conteúdo. Além disso, o diretor foi processado por exibição de pornografia infantil após uma denúncia de uma organização católica. O filme também foi proíbido no Brasil por um tempo.

Momento mais polêmico: Estupro do recém-nascido.


6 – Irreversível (2002) – Direção: Gaspar Noé

“Irreversível” foi saudado ou com muita ênfase, inclusive pela história não-linear, ou com indignação, caso das pessoas que deixaram o cinema quando o filme foi exibido no Festival de Cannes.

Momento mais polêmico:  O estupro prolongado de Monica Belluci.

 

Anterior1 de 2

Written by Guilherme Antunes

Acadêmico de História e um apaixonado pelas coisas da vida.

50 Comments

Leave a Reply

Deixe um Comentário