10 filmes essenciais de Yasujiro Ozu

, ,

10 filmes essenciais de Yasujiro Ozu

Yasujiro Ozu é conhecido por suas profundas examinações de família, as lacunas de gerações e do cisma entre a tradição e a modernidade. Ele começou sua carreira fazendo curtas-metragens de comédia para a Shochiku Film Company. A partir de seus títulos (como Também Fomos Felizes, Pai e Filha e Fim de Verão) para seu imaginário (como trens e nuvens), Ozu examinou a natureza transitória da condição humana (juventude para a idade adulta, a vida à morte, etc).

Assistir a um filme de Ozu é uma experiência delicada, porque ele não segue técnicas cinematográficas “tradicionais”. Sua câmera normalmente paira baixa e mal se move, ele desobedece a regra de 180 graus, ele evita transições, e ele coloca o espectador em locais de difícil acesso durante os diálogos. Estas técnicas não só ajudou a definir o estilo de Ozu, mas também fez de seus personagens e filmes memoráveis. Ele criou estudos esplêndidas de fragilidade, a condição humana, a tensão entre o passado e o presente, e o efeito duradouro das relações humanas. Como qualquer grande cineasta, os filmes de Ozu requerem atenção e múltiplas visões, sendo que ambos vão ajudar os telespectadores abraçar as belas profundezas da simplicidade graciosa de Ozu.


1. Meninos de Tóquio (1932)

Dois jovens irmãos se transformam em líderes de uma gangue de garotos da vizinhança. Um dia, eles visitam a casa do chefe do pai deles e descobrem que seu filho fora membro da gangue. Encantador filme de Ozu, onde o mestre japonês joga o contraste entre a submissão do Sr. Yoshii a seu chefe, e a que ele reclama a seus dois filhos pequenos, algo que eles não parecem demasiado dispostos, em parte porque se envergonham do que lhes parece uma atitude servil. Com uma trama ligeira e elementos cômicos – a greve de fome dos meninos por exemplo, por culpa de umas deliciosas bolas de arroz -, Ozu pinta um simpático quadro familiar, quando fala de resignação, um enfoque vital muito oriental. Profundo e belo.


2. Filho Único (1936)

Primeiro filme falado de Ozu. Uma mãe solteira, operária numa fábrica, sofre para poder criar o filho. Anos mais tarde, este já adulto, se muda para Tóquio para cursar medicina. Após ter se formado, sua mãe resolve ir visitá-lo, esperando encontrar um médico de sucesso, mas encontra um filho desempregado, casado e morando nos subúrbios.

The-Only-Son-1936


3. Pai e Filha (1949)

Noriko é uma jovem que dedica sua vida a cuidar de seu pai, o viúvo Somiya. Mas Somiya e sua irmã fazem Noriko achar que ele vai se casar novamente, e assim ela aceita conhecer um pretendente a marido. Apesar de gostar de seu pretendente, se ressente por seu pai estar casando novamente, no que é aconselhada por ele a buscar sua própria felicidade.


4. Também Fomos Felizes (1951)

Numa casa tradicional mora uma família composta pelos pais, a filha Noriko, o filho mais velho e sua esposa, e os filhos destes. Mas Noriko já está se aproximando dos 30 anos, e não pensa em se casar, e sua independência financeira é vista com maus olhos, em especial por seu irmão. Quando o chefe de Noriko aconselha-a a se casar e apresenta um pretendente amigo seu, ela nega e desafia as pressões da família e do trabalho. Ganhador do prêmio anual de melhor filme da Kinema Jumpo.


5. O Sabor do Chá Verde Sobre o Arroz (1952)

Taeko e Mokichi mantêm há anos um casamento arranjado, sem filhos e em boas condições financeiras. Taeko considera seu marido, um executivo de uma empresa de engenharia, enfadonho e desinteressante, e o casal vive à beira de uma crise matrimonial. Sua sobrinha Setsuko, por outro lado, decide não aceitar para si um casamento arranjado e se rebela contra essa tradição. Quando Taeko descobre que Mokichi teve um papel decisivo no comportamento de Setsuko, o casal tem uma briga intensa.

The-Flavor-of-Green-Tea-Over-Rice-1952


6. Era uma Vez em Tóquio (1953)

Casal de idosos viaja a Tóquio, onde pretende visitar os filhos que há anos não vêem. Porém, todos são muito atarefados e não têm tempo para dar-lhes atenção. Quando sua mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora de seu falecido filho mais novo, e complexos sentimentos são revelados entre eles.

Tokyo-Story-1953


7. Ervas Flutuantes (1959)

Companhia de atores de teatro kabuki aporta numa pequena ilha de pescadores. Komajuro, um ator de meia idade que foi um dos formadores da companhia, passa a frequentar todos os dias a casa de uma antiga amante, Oyoshi, que é dona de um bar de saquê, com quem tem um filho que ainda não o conhece.

floating-weeds


8. Dia de Outono (1960)

Depois da cerimônia fúnebre em homenagem ao marido, Akiko e a filha Ayako conversam sobre o morto com os amigos Taguchi, Hirayama e Mamiya. Os três especulam sobre o futuro da moça e propõem que ela se case. Ayako recusa, alegando que não quer deixar a mãe sozinha. Depois de uma partida de golfe, os três amigos decidem persuadir a mãe a se casar novamente, permitindo que Ayako possa se sentir livre para fazer o mesmo. Taguchi e Mamiya pensam no amigo Hirayama, também viúvo, como o mais apto a conquistar o coração de Akiko. Mas as coisas não caminham conforme o esperado e o plano sofre reviravoltas. Considerado uma das mais inspiradas variações sobre as relações familiares, o tema preferido do cineasta.


9. Fim de Verão (1961)

Retrato das mudanças sofridas pelo Japão após a Segunda Guerra Mundial. A época é retratada através da família Kohayagawa, proprietária de uma próspera fábrica de sakê. O chefe do clã tem uma amante e uma filha já adulta e passa agora por problemas de saúde. A filha mais nova tem um casamento arranjado e, ao mesmo tempo, ajuda a cunhada viúva a encontrar um novo marido.


10. A Rotina Tem Seu Encanto (1962)

Quando o viúvo Shuhei Hirayama, um militar que lutou na Segunda Guerra Mundial como fuzileiro naval, encontra com seu velho professor, fica sabendo que sua filha ainda não se casou porque teve que ficar cuidando do pai. Com medo de que Michiko, sua filha de 24 anos, acabe com o mesmo destino, ele começa a procurar um bom homem para se casar com ela. Também preocupada com a possibilidade da moça manter-se solteira para não abandonar o pai, uma das irmãs do viúvo sugere que ele se case novamente, de modo a permitir que a filha pense sobre seu próprio casamento.

Written by Guilherme Antunes

Acadêmico de História e um apaixonado pelas coisas da vida.

Deixe um Comentário