,

Oscar 2018 | Blade Runner 2049 poderia ganhar o Oscar de Melhor Fotografia

Mas a não indicação a Melhor Diretor realmente doeu.

Uma recente tendência do Oscar emergiu nos últimos cinco anos, com os vencedores de melhor direção e fotografia indo de mãos dadas. Começou com As Aventuras de Pi ganhando ambas as categorias em 2013 para Ang LeeClaudio Miranda, respectivamente. Seguiram-se o diretor Alfonso Cuarón e o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki vencendo por Gravidade em 2014. Lubezki consecutivamente ganhou mais duas vezes por Birdman e O Regresso, juntamente com seu diretor Alejandro González Iñárritu em ambos os filmes. E, apenas no ano passado, Damien Chazelle e Linus Sandgrenambos reivindicaram em suas respectivas categorias para La La Land. O que essa tendência significa para Roger Deakins (Blade Runner 2049), o atual líder da fotografia?

Uma vitória para o lendário diretor de fotografia Deakins iria contra a história recente, já que o diretor do filme Denis Villeneuve foi desprezado. A partir dai, o indicado em 14 Oscar, Deakins, está fora das previsões, sendo as chances para Hoyte van Hoytema por Dunkirk e Dan Laustsen por A Forma Da ÁguaBruno Delbonnel pode ser uma surpresa com O Destino de Uma Nação.

Outro obstáculo que Deakins pode ter que enfrentar é que Blade Runner 2049 não está na categoria de Melhor Filme. O Labirinto do Fauno é o último filme a conquistar o Oscar de fotografia sem uma indicação a Melhor Filme, e foi em 2007. Cada vencedor dessa categoria desde então tem sido um filme que também foi indicado a Melhor Filme. Com esses fatores em mente, Dunkirk e A Forma da Água são os únicos dois filmes que estão em disputa tanto para o Melhor Diretor como para Melhor Fotografia, e eles também receberam a maioria das indicações para o Oscar neste ano.

VEJA Os indicados ao Oscar 2018

A Forma da Água lidera com 13 indicações, seguido de Dunkirk com oito. Com Guillermo del Toro atualmente na frente para ganhar o Oscar de Melhor Diretor por A Forma da ÁguaDan Laustsen já poderia estar preparando seu discurso para vencer na categoria de Melhor Fotografia. Não só um dos filmes anteriores de del Toro, O Labirinto do Fauno ganhou essa categoria para Guillermo Navarro , mas muitos também louvaram A Forma da Água por ter um estilo visual tão distinto.

O diretor Christopher Nolan está atualmente classificado em segundo lugar com uma certa probabilidade de vencer com o épico da Segunda Guerra Mundial Dunkirk. Os filmes de guerra já fizeram bem na categoria, apenas relembre “Tempo de Glória” (1989), “Coração Valente” (1995), “O Paciente Inglês” (1996), “O Resgate do Soldado Ryan” (1998) e “Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo” (2003). Sem mencionar que um dos filmes anteriores do Nolan, A Origem, ganhou nessa categoria com Wally Pfister em 2011.

Roger Deakins trabalhou em vários projetos com os irmãos Coen, o que lhe rendeu várias indicações. Sendo eles, Fargo, O Homem Que Não Estava Lá, E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?, Onde os Fracos Não Têm Vez e Bravura Indômita. 

Written by Guilherme Antunes

Acadêmico de História e um apaixonado pelas coisas da vida.

Deixe um Comentário